Busca e apreensão
de veículos

O financiamento de um veículo é um sonho almejado por muitas pessoas, mas nem sempre é possível dar conta da quitação das parcelas mensais. Crises econômicas, dinheiro curto, desemprego, entre outras questões, podem dificultar o pagamento das parcelas mensais. Dessa maneira, não é apenas a falta de pagamento e os juros abusivos os grandes problemas nesse caso. O devedor possui um grande risco, que é a busca e apreensão do veículo pelo banco, no caso da inadimplência.
Como a busca e apreensão é realizada?
O veículo é financiado através do procedimento da Alienação Fiduciária, ou seja, o carro será a própria garantia de pagamento da dívida. Este procedimento é garantido por lei e, em caso de inadimplência ou atraso, o banco possui autorização para a recuperação do bem. Assim sendo, o procedimento de busca e apreensão é requerido pela instituição financeira a um juiz. Após a autorização do processo, o banco retoma o veículo e pode vendê-lo para terceiros, como maneira de quitar os serviços prestados.
Consulta sobre a busca e apreensão
Quando a pessoa que financiou o veículo recebe cartas ou ligações cobrando a pendência do veículo, é apenas uma forma de notificação da dívida, sem que isso signifique a abertura do processo de busca e apreensão do veículo. Desse modo, caso você pretenda efetuar o pagamento de parcelas atrasadas, ou até mesmo negociar a dívida, é importante consultar como está a sua situação. A consulta sobre busca e apreensão pode ser realizada no site do Tribunal de Justiça do seu estado.
Quais os meios de negociação para evitar a busca e apreensão?
Existem diversas maneiras de negociar a pendência de financiamento de veículos. Desde a realização amigável da dívida com a financiadora, ou até mesmo a solicitação de revisão judicial do contrato, são muitas as possibilidades de evitar o problema.
O que fazer se a busca e apreensão estiver em andamento?
Durante o processo de busca e apreensão, é indicado que o veículo não esteja em seu endereço e, sim, escondido em outro lugar. Se a apreensão for efetivada, o banco pode, por lei, exigir o pagamento das parcelas vencidas, e das que estão para vencer. Esse procedimento é embasado com a instituição financeira alegando quebra contratual, o que pode significar uma dor de cabeça para você durante o processo. Portanto, se não conseguir cumprir o financiamento, tente se proteger ao máximo das consequências.

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: